O EVANGELHO DE MARIA MADALENA
por Reinaldo Mariano de Brito Jr- britojr@gmail.com

O Salvador disse: " Todas as espécies, todas as formações, todas as criaturas estão unidas, elas dependem umas das outras, e se separarão novamente em sua própria origem. Pois a essência da matéria somente se separará de novo em sua própria essência. Quem tem ouvidos para ouvir que ouça."

(PRIMEIRA OBSERVAÇÃO: Jesus fala sobre a essência, de acordo com os ensinamentos do GNOSTICISMO; O homem deve se dirigir ao seu interior, e incentivar nele a capacidade de descobrir seu próprio caminho. Os seres vivos são todos uma criação Divina de Deus Pai. Todos estão juntos em uma só essência. E todos os seres vivos tem essência de vida; (uma espécie de alma, não igual a alma humana), que em sua morte física, se separará da corpo matéria e na ressurreição todas as essências se unirão ao Deus Pai, como no início da criação.)
Pedro lhe disse: " Já que nos explicaste tudo, dize-nos isso também: o que é o pecado do mundo?" Jesus disse: "Não há pecado ; sois vós que os criais, quando fazeis coisas da mesma espécie que o adultério, que é chamado 'pecado'. Por isso Deus Pai veio para o meio de vós, para a essência de cada espécie, para conduzi-la a sua origem."

(SEGUNDA OBSERVAÇÃO: Pedro intrigado com o que pode e o que não pode ser considerado pecado aos olhos de Deus pergunta a Jesus; - O que é pecado? Jesus afirma que não existe pecado, senão aqueles criados pelo próprio homem. E que Deus se fez carne presente entre os homens, para destruir todo e qualquer tipo de pecado e conduzi-los a vida eterna.)
Em seguida disse: "Por isso adoeceis e morreis [...]. Aquele que compreende minhas palavras, que as coloque em prática. A matéria produziu uma paixão sem igual, que se originou de algo contrário à Natureza Divina. A partir daí, todo o corpo se desequilibra. Essa é a razão por que vos digo: tende coragem, e se estiverdes desanimados, procurais força das diferentes manifestações da natureza. Quem tem ouvidos para ouvir que ouça."

(TERCEIRA OBSERVAÇÃO: Jesus revela que a doença e a morte é causa, conseqüência da ignorância do homem sobre o pecado, que ele próprio criara. E que a cura das doenças e da morte, pode ser encontrada nas palavras do Salvador! Quando o homem se deixa ser dominado por paixões da matéria (do corpo), como; ganância, sexo, possessão, inveja, avareza, gula, etc... Tudo isso é contra a natureza divina de Deus, por tanto um pecado.que causa o desequilíbrio do corpo com a alma, o que origina a doença e conseqüentemente a morte (aqui estamos falando da morte causada, e não da morte natural). Porém seguindo as palavras do Salvador e as colocando em prática você desfrutará do equilíbrio da matéria(corpo) e da alma!. Ou seguindo outra manifestação divida que o conduza igualmente a esse equilíbrio! Isto quer dizer que não só Jesus é o dono da verdade divina, você pode procurar forças também em outras manifestações da Natureza Divina; como as palavras de Moises, as palavras de Elias, de Abraão, etc....)
Quando o Filho de Deus assim falou, saudou a todos dizendo: "A Paz esteja convosco. Recebei minha paz. Tomai cuidado para ninguém vos afaste do caminho, dizendo: 'Por aqui' ou 'Por lá', Pois o Filho do Homem está dentro de vós. Segui-o. Quem o procurar, o encontrará. Prossegui agora, então, pregai o Evangelho do Reino. Não estabeleçais outras regras, além das que vos mostrei, e não instituais como legislador, senão sereis cerceados por elas." Após dizer tudo isto partiu.

(QUARTA OBSERVAÇÃO: Jesus, adverte aos apóstolos que eles serão tentados a se afastarem do verdadeira ensinamento do Salvador. E que surgirão falsos profetas, outros que também poderiam dizer-se messias, e com isso tentar afasta-los da verdade do Reino de Deus. O verdadeiro Deus está dentro de cada ser humano, basta procura-lo, não há necessidade de se entregar a falsos profetas para encontrar a verdade. Jesus adverte aos apóstolos, para que eles não criem leis para justificar suas ações, não criem leis, para justificar os ensinamentos de Jesus, e não criem leis para saciar a ganância. Se usarem de leis para benefícios próprios, essas mesmas leis os caçaram e os destruirão. As verdadeiras leis já foram feitas por Deus, e revelado aos homens por Moises, e a Verdade sobre o Reino foi revelada aos homens por Jesus. Não tente modificar isso.)
Mas eles estavam profundamente tristes. E falavam:"Como vamos pregar aos gentios o Evangelho ao Reino do Filho do Homem? Se eles não o procuraram, vão poupar a nós?" Maria Madalena se levantou, cumprimentou a todos e disse a seus irmãos: "Não vos lamentais nem sofrais, nem hesiteis, pois sua graça estará inteiramente convosco e vos protegerá. Antes, louvemos sua grandeza, pois Ele nos preparou e nos fez homens". Após Maria ter dito isso, eles entregaram seus corações a Deus e começaram a conversar sobre as palavras do Salvador.

(QUINTA OBSERVAÇÃO: Nesta parte os Apóstolos estavam triste com a morte de Jesus e com sua partida. E se perguntavam; como pregar a verdade sobre o Reino de Deus, revelado por Jesus, para o mesmo povo que o negou e o matou. Neste momento MARIA MADALENA, se levanta e anima os apóstolos lembrando-os do que Jesus dissera; "Ele sempre estará conosco e sempre nos protegerá" Ela fala também que: "Ele nos preparou e nos fez homens". Que poderia significar que, de certo modo MARIA MADALENA, também acompanhava Jesus, e seria um dos escolhido de Jesus par divulgar as Boas Novas do Reino juntamente com os apóstolos.)
Pedro disse a Maria:"Irmã, sabemos que o Salvador te amava mais do que qualquer outra mulher. Conta-nos as palavras do Salvador, as de que te lembras, aquelas que só tu sabes e nós nem ouvimos."

(SEXTA OBSERVAÇÃO: Pedro reconhece que o Senhor Jesus amava muito Maria Madalena, e que muitas vezes ficaram as sós. E que revelará também para ela as Boas Novas do Reino de Deus. Pedro queria saber o que ela aprendera com o Messias e se eles também poderiam aprender com as palavras de Maria Madalena.)
Maria Madalena respondeu dizendo: "Esclarecerei a vós o que está oculto". E ela começou a falar essas palavras: "Eu", disse ela, "eu tive uma visão do Senhor e contei a Ele: 'Mestre, apareceste-me hoje numa visão'. Ele respondeu e me disse: 'Bem aventurada sejas, por não teres fraquejado ao me ver. Pois, onde está a mente há um tesouro'. Eu lhe disse: 'Mestre, aquele que tem uma visão vê com a alma ou com o espírito?' Jesus respondeu e disse: "Não vê nem com a alma nem com o espírito, mas com a consciência, que está entre ambos - assim é que tem a visão [...]".

(SÉTIMA OBSERVAÇÃO: Maria Madalena concorda em revelar a todos o que só ela aprendera com o Salvador: Maria conta que teve uma visão do Mestre: Ele dissera que ela era Bem Aventurada por ter visões e que não deveria ter medo de tê-las. Maria pergunta como se tem uma visão, e se seria uma experiência fora do corpo, (viagem astral) ou ainda um estado da alma. Ele responde que a visão que teve não foi uma experiência fora do corpo. Foi uma ampliação da percepção visual extra-normal, produzida pelo inconsciente, uma clarividência. Um estado que se encontra entre a Alma e o Espírito. E por final Jesus conta uma parábola para mostrar como se tem uma visão.)
E o desejo disse à alma: 'Não te vi descer, mas agora te vejo subir. Por que falas mentira, já que pertences a mim?' A alma respondeu e disse:'Eu te vi. Não me viste, nem me reconheceste. Usaste-me como acessório e não me reconheceste.' Depois de dizer isso, a alma foi embora, exultante de alegria. "De novo alcançou a terceira potência , chamada ignorância. A potência, inquiriu a alma dizendo: 'Onde vais? Estás aprisionada à maldade. Estás aprisionada, não julgues!' E a alma disse: ' Por que me julgaste apesar de eu não haver julgado? Eu estava aprisionada; no entanto, não aprisionei. Não fui reconhecida que o Todo se está desfazendo, tanto as coisas terrenas quanto as celestiais.'
"Quando a alma venceu a terceira potência, subiu e viu a quarta potência, que assumiu sete formas. A primeira forma, trevas,; a segunda , desejo; a terceira, ignorância,; a quarta, é a comoção da morte; a quinta, é o reino da carne; a sexta, é a vã sabedoria da carne; a sétima, a sabedoria irada. Essas são as sete potências da ira. Elas perguntaram à alma: ´De onde vens, devoradoras de homens, ou onde vais, conquistadora do espaço?' A alma respondeu dizendo: ' O que me subjugava foi eliminado e o que me fazia voltar foi derrotado..., e meu desejo foi consumido e a ignorância morreu. Num mundo fui libertada de outro mundo; num tipo fui libertada de um tipo celestial e também dos grilhões do esquecimento, que são transitórios. Daqui em diante, alcançarei em silêncio o final do tempo propício, do reino eterno'."

(OITAVA OBSERVAÇÃO: Jesus explica como se faz para ter uma visão; os caminhos que alma percorre. Onde os sentimentos mais primitivos como a ignorância, o medo, o desejo influência na concepção de uma visão!)
Depois de ter dito isso, Maria Madalena se calou, pois até aqui o Salvador lhe tinha falado. Mas André respondeu e disse aos irmãos:"Dizei o que tendes para dizer sobre o que ela falou. Eu, de minha parte, não acredito que o Salvador tenha dito isso. Pois esses ensinamentos carregam idéias estranhas". Pedro respondeu e falou sobre as mesmas coisas. Ele os inquiriu sobre o Salvador:"Será que ele realmente conversou em particular com uma mulher e não abertamente conosco? Devemos mudar de opinião e ouvirmos ela? Ele a preferiu a nós?" Então Maria Madalena se lamentou e disse a Pedro: "Pedro, meu irmão, o que estás pensando? Achas que inventei tudo isso no mau coração ou que estou mentindo sobre o Salvador?" Levi respondeu a Pedro: "Pedro, sempre fostes exaltado. Agora te vejo competindo com uma mulher como adversário. Mas, se o Salvador a fez merecedora, quem és tu para rejeitá-la? Certamente o Salvador a conhece bem. Daí a ter amado mais do que a nós. É antes, o caso de nos envergonharmos e assumirmos o homem perfeito e nos separaremos, como Ele nos mandou, e pregarmos o Evangelho, não criando nenhuma regra ou lei, além das que o Salvador nos legou."

(NONA OBSERVAÇÃO: André desconfia que essas não são verdadeiramente as palavras de Jesus, esta parábola , contém idéias estranhas e complicada. O apóstolo Pedro também não acredita que Jesus tivesses dado esses ensinamentos! Pedro ironiza: "será que devemos dar ouvidos a ela!" Maria Madalena se defende, e diz que não inventou essa estória e que não mentiria sobre o Salvador! Levi fala que Pedro poderia estar com ciúmes de Maria Madalena. Fala que Jesus a escolheu e a ama muito, e que caberia a todos aceitar a vontade do Senhor Jesus. E que todos devem partir para pregar o Evangelho, não criando leis, além daquelas que Jesus os ensinou!)
Depois que Levi disse essas palavras, eles começaram a sair para anunciar e pregar.

(DÉCIMA OBSERVAÇÃO: Este texto, mostra uma Maria Madalena, muito próxima de Jesus, a tal ponto de provocar ciúmes a Pedro e outros apóstolos. No entanto a conversa descrita aqui, por Maria Madalena, é um pouco confusa. Até mesmos os apóstolos desconfiaram de sua autenticidade. Seria possível que Maria, para se mostrar a altura dos apóstolos, teria inventado esta conversa com Jesus. Porém leva-se em considerações as palavras de LEVI; "Ele a escolheu, e poderia ter dado sim um ensinamento a ela, mesmo que para todos estes ensinamentos soem estranho”).

http://paginas.terra.com.br/servicos/ecard/apocrifosonline/

Junior
10/01/08