SOL777 - COMUNICAÇÕES NO ESPIRITISMO
por Reinaldo Mariano de Brito - reisol777@yahoo.com.br

As comunicações espirituais são de todas as ordens, e só quem tem uma certa vivência neste assunto pode entender estas palavras.

Já escutei em certos trabalhos um "médium X" falar ao espirito sofredor:
"Você não esta sentindo dor, você não esta sentindo frio, você não... etc... espirito não sente as coisas, como dor, frio... etc..."

Grande erro deste médium, diria que tem um certo despreparo e talvez necessite mais esclarecimentos que o próprio espirito sofredor.
É necessário e imprescindível que tenhamos conhecimento do que se passa em nosso universo e principalmente nos mundos de nosso sistema solar. É lógico que não teremos acesso a todas as informações do Cosmos mas hoje em dia o conhecimento é tanto e esta disponível a quem queira ir de encontro a ele, que é importantíssimo saber de onde vem estes espíritos, para que possamos no mínimo nos aproximar e entender as realidades deles.

Hoje já sabemos:
- Dos desdobramentos de nossos Eus, que chegam ao número de 12,
- Que estamos vivendo neste instante no passado, no presente e no futuro em laminas diferentes de tempo-espaço,
- De mundos paralelos ao nosso (outra dimensão) que vivem e convivem conosco
- De mundos espirituais tão materiais quanto ao nosso (que são exatamente para os momentos de transições dos desencarnados e principalmente para aquelas pessoas que ao deixarem a Terra e são descrentes de coisas espirituais, não sofram tanto com a nova realidade e se sintam o mais em casa possível)
- Etc...

Quando um espirito necessitado vem em um trabalho espirita, normalmente não é ele que vem e sim algum espirito com mais luz que o traz até aquele ambiente. É preciso neste momento reconhecer seu sofrimento, sua dor, suas angustias, pois muitas vezes ele só precisa ser escutado, pois este ato na verdade pra ele representa o "arrependimento" e é o inicio dos novos caminhos que ele irá trilhar. Ninguém entra novamente nos caminhos do BEM se não se arrepender de seus atos faltosos.
Mais do que aceitar esta realidade é preciso entender que este momento é muito importante para este espirito, pode até ser uma oportunidade que a anos ele estava esperando e devemos saber ajuda-lo, não só com nossas palavras mas principalmente em escuta-lo pois o fato dele falar do porque esta naquela situação já é o reconhecimento do erro e do arrependimento.e isto é essencial para ele poder chegar de novo à luz e aos caminhos do bem.

É muito comum que os lugares onde estes espíritos vivem sejam escuros, muito frio e com muita umidade, pois bem sabemos que estas características são as dos lugares onde não haja a luz do sol.

É comum também que eles sintam muitas dores que são na verdade os pesos de suas culpas e das coisas erradas que eles mesmos criaram e fizeram e os que são ainda materialistas com certeza sofrem bem mais.
"Nada como sentir em nós mesmos aquilo que desejamos aos outros, não é mesmo......"
E neste processo todo é que existe a beleza, a bondade e a justiça das leis de Deus, pois com estes sofrimentos é que podemos nos arrepender, enxergar os nossos próprios erros, corrigir nossos atos faltosos e por fim entender que o mal apenas nos atrasa em nossa caminhada e nos desvia dos caminhos da verdade e do bem
Passando por todo este caminho ai é hora de irmos ao encontro da luz, dos caminhos do bem e entendermos que existe um Deus que a tudo criou e por fim começarmos novamente a nos evoluir e irmos de encontro ao "presente prometido" que é nossa liberdade e realmente conhecermos as "muitas moradas das casas de nosso Pai".
Voltando ao assunto, estejamos bem atentos a estes momentos de comunicação, tentemos ajudar o máximo possível, respeitemos as dores de nosso irmão necessitado, deixemos ele falar o que sente, do porque esta sofrendo e as lições que ele esta reaprendendo. De nossa parte, precisamos fazer ele enxergar que o mal só atrai o mal, pesos e os leva a caminhos e lugares cada vez piores. Devemos tentar passar a eles o quão belo é a vida, as coisas boas que ganhamos quando estamos nos caminhos certos, das verdades das palavras de Jesus e seus verdadeiros significados, enfim, passar aquilo que é bom e que pode tirar ele do sofrimento em que esta naquele momento.

Não devemos nos esquecer nunca:
Primeiro: ele deve reconhecer que errou e o que errou;
Segundo: ele deve perdoar e deixar de obsidiar antigos espíritos com os quais ele se desentendeu
Terceiro: ele deve se ajudar e deixar ser ajudado para tratamento espiritual
Quarto: se comprometer com coisas boas e com novas tarefas em favor da caridade.
Estes passos os vão trazendo de novo aos seus próprios caminhos que os estão aguardando e que são deles mesmos.
Não reconhecer o sofrimento de um espirito é não reconhecer os nossos próprios sofrimentos...
Os passes, a transferência de energias, o dialogo, o tratamento e as orações são os remédios para a cura dos males do espírito necessitado.

É preciso que não interpretemos errado alguns ensinamentos, principalmente este que fala que os espíritos não sentem dor, o qual eu concordo, porém devemos não nos esquecer que isto só acontecerá e será verdadeiro depois de um certo nível de adiantamento moral/espiritual do espirito. Em muitas fases da existência o espirito continuará a sentir a mesma coisa que nós sentimos e o fato de ser encarnado ou não, não fará diferença nenhuma pois estamos todos no mesmo plano da existência e estamos sujeitos às mesmas regras.

As amarrações que nos fazem sentir as coisas ruins são colocadas por nós mesmos....

Ao praticar o espiritismo, o faça com carinho e dedicação, sempre lembrando que um médium verdadeiro tenta praticar seus dons em todos os momentos de sua vida.


Seja um Bom Médium.
Grande abraço,

SOL777
(26/08/04)