SOL777 - ESPIRITISMO
por Reinaldo Mariano de Brito - reisol777@yahoo.com.br

Falar de Espiritismo é necessariamente falar de Allan Kardec (1804 – 1869). Em 1855 começou a estudar os fenômenos nos quais os espíritos atuavam em mesas girantes, e já em 1858 fundou a Sociedade Parisiense de Estudos Espirituais e a Revista Espírita. Partindo daí para a pratica e não somente em Paris como também em toda França, Europa e América Latina.
Alguns dos artigos principais que ele nos deixou: Livro dos Espíritos, Livro dos Médiuns, O que é Espiritismo, O Evangelho Segundo o Espiritismo, A Gênese. Minha homenagem a esta criatura que merece nosso reconhecimento.
Para os que querem conhecer melhor o Espiritismo é necessário ler e compreender o conteúdo destas obras.
Sem dúvida, o Espiritismo é o precursor de varias religiões, pois a partir dele muitos conhecimentos foram se desdobrando e muitos mistérios em relação ao lado espiritual foram desvendados. Muitas coisas são explicadas em seus ensinamentos, porém muitos ainda insistem em viver “cegos”. Mas o fato da não aceitação é normal devido a estarmos em um planeta em desenvolvimento e aqui estarem seres de vários níveis. Porém é bom alertar que o tempo das “Grandes Previsões” esta se aproximando e o Reino dos Céus, que foi promessa de N S Jesus Cristo será alcançado pelos que tem em sua bagagem o “merecimento” e alcançou um nível desejado de elevação.
O Espiritismo é a base para o entendimento de nossas origens e se baseia em 3 pontos:
01 – ENCARNAÇÃO – Espírito com matéria, ou seja, na terra somos nós, os seres humanos e na verdade para o espírito a nossa matéria não passa de uma roupagem.
02 - DESENCARNAÇÃO – Momento em que o espírito deixa a matéria e esta mais próximo de suas origens. Muitos espíritos deixam a matéria mais grossa porem continuam vivendo em mundos paralelos e equivalentes ao nosso. Hoje isto é um fato comprovado, o fato de desencarnarmos não quer dizer que estamos livres dos efeitos da matéria. Imaginem vocês se as pessoas que não acreditam em nada referente ao mundo espiritual e morrem (estas que acreditavam que tudo acaba com a morte) e de repente se encontram num tempo-espaço totalmente diferente daquilo que acreditavam. Para estes inúmeros casos existem os mundos espirituais que estão em paralelo com o nosso e que servem para mostrar que a vida continua, nestes lugares tudo é como se fosse material. Mas na verdade tudo não passa de criações/montagens feitas para esta fase transitória.
03 – REENCARNAÇÃO – Aqui talvez a grande base do Espiritismo, pois através dela podemos voltar em corpos diferentes para continuar aquilo que começamos, e assim fica mais fácil de entendermos do por que muitos seres já nascem com conhecimentos variados. Mas o principal neste caso é o fato de podermos “reparar” aquilo que em vidas passadas fizemos de errado e neste ponto é que reside a bondade infinita de Deus.
O problema maior desta lei de Causa e Efeito é que ao retornarmos novamente para um planeta material, nos esquecemos muitas vezes daquilo a que nos propusemos fazer e aqui neste ponto entra o Livre Arbítrio, que nada mais é que os caminhos que tomamos e vivemos decididos por nós mesmos.
Muitos se perdem de seus propósitos mais os espíritos amigos desencarnados estão sempre tentando relembrar a estes o papel e a estrada que devem seguir.
Para aceitarmos conceitos e evidências maiores e mais profundas é necessário que entendamos os conceitos do Espiritismo, porque seria quase impossível esta compreensão, pois tudo na vida é comandado pelas Hierarquias Espirituais e se não acreditarmos nos espíritos, é porque ainda não nos demos conta do porque estamos aqui...
Tudo o que aparece nas obras mencionadas acima esta correto em seus teores, mas não podemos deixar de considerar o Tempo-Espaço, pois estamos em constante evolução. Por exemplo, hoje temos conhecimento de que as classes espirituais (muito bem colocadas esta semana no site STUM por uma amiga) são bem maiores e as informações estão sempre vinculadas às dimensões a que pertencemos.
Como estamos quase atingindo outra dimensão, as informações e as verdades estão aparecendo e ajudando a retirar mais véus que estavam atrapalhando nossa visão, muitos conceitos devem ficar para trás e outros tantos deixarão de existir (Dualidade, Carmas, Tipos de Comunicação, etc...) e isto nada mais é que algo chamado “Evolução”.
Ser médium espírita é sinônimo de dedicação e caridade, como já falei anteriormente em outro artigo, para desempenhar e atuar no Espiritismo é preciso estar atentos 24 horas diárias.
Trabalhando com o Espiritismo, tive e tenho a oportunidade de conversar com espíritos em diversos graus de necessidades e aí é que entra o Real no Espiritismo, pois a nossa função maior é tentar levar o esclarecimento e o encaminhamento para que possam enxergar os caminhos da luz (Deus), e a partir daí se libertarem das amarras impostas por eles mesmos.
A seqüência de ajuda é mais ou menos esta: o arrependimento, o tratamento do ser, o esclarecimento, o encaminhamento e o começo de pratica na caridade.
Muitos Mentores trabalham anonimamente no Espiritismo e às vezes nem nos damos conta de que entidades espirituais estão nos ajudando. Os médicos do espaço (como assim são conhecidos e aqui minha homenagens também aos que tenho mais contato: Leocádio Correia, Fritz, Bezerra de Menezes, David Federmann, Gonçalo, Kamura e outros...) estão sempre atendendo paralelamente aos nossos trabalhos tanto no mundo material como no espiritual. Respondendo algumas pessoas também falo aqui de entidades da Umbanda que atuam e muito nos trabalhos de Espiritismo e que são os Pretos Velhos e os Caboclos, muitas vezes se apresentando de formas diferentes, mostrando assim que os problemas de incompatibilidade de religiões estão entre as pessoas e não entre os espíritos. É normal muitos médiuns de Umbanda começarem o seu desenvolvimento dentro do Espiritismo.
Outro ponto importante é que existe sempre uma corrente espiritual em paralelo com a corrente material e existe uma troca de energias muito grande entre as duas.
Para se praticar o Espiritismo é necessário: vontade de aprender, estar preparado para as comunicações, termos uma boa condução nos trabalhos e uma equipe disposta a ajudar. Muitos conhecimentos aqui são de extrema utilidade: Conhecimento e entendimento das obras de Kardec, conhecimento de Chacras, Cromoterapia, Técnicas de Passe, Desdobramentos, Tipos de Comunicações, etc... Isto devido as inúmeras comunicações de espíritos em diversos estados, e para isto precisamos sempre estar preparado para que não sejamos pegos de surpresa.
Falar tanto de Umbanda como de Espiritismo, não é nada fácil e certamente precisaria de inúmeros artigos para isto.

Finalizando:
01 – Tudo aquilo que lhe incomoda o espírito, seu coração e seu ser não pertencem ao Bem.
02 – Estejamos abertos para as mudanças da nova era que se aproxima, procuremos nos interar dos assuntos materiais e espirituais que estão influenciando a Terra, pois uma vez de posse destes conhecimentos não mais poderemos alegar que “não sabíamos”.
03 – Amor, Caridade e Repasse de Conhecimentos são as coisas que quanto mais damos mais temos...

Grande abraço
SOL777 (27/7/04)