O NASCIMENTO DA UMBANDA E A NUMEROLOGIA
por Reinaldo Mariano de Brito - reisol777@yahoo.com.br

15/11/1908
Esta data não aconteceu por acaso. Se analisarmos numerologicamente a data de nascimento da Umbanda, ou a primeira manifestação do Caboclo Sete Encruzilhadas, feita através do médium Zélio de Morais, poderemos ver que a data foi es¬colhida com sabedoria pelo plano As¬tral. A energia contida nesta data mos¬tra realmente toda a força da Umbanda e mostra realmente que ela um dos grandes mistérios de Deus. E que realmente ela é a religião dos mistérios e um verdadeiro hino de amor à vida, por tudo isso é que a nos¬sa Umbanda é sagrada. Se pegarmos a data de nascimento da Umbanda e somarmos iremos achar seu Caminho de Origem.

15/11/1908
1 + 5 + 1 + 1 + 1 + 9 + 0 + 8= 26
Teremos um total 26 que reduzindo teremos um 8.

Se analisarmos o número 26 primeiramente teremos:
26 é o número de JEOVÁ =
I.H.V.H = 10 + 5 + 6 + 5= 26.

É desta soma que temos a energia dos mistérios de Deus dentro da Umbanda e sua força como uma revelação divina.
Se analisarmos o número 26 como uma carta do tarô, teremos a prin¬cesa de paus (Crowley e Cosmic). Sim¬boliza a parte térrea, a mais sólida, do fogo, isto é, o combustível, as brasas e as cinzas. Também podemos relacioná-la com o processo de desintegração do átomo. Como o combustível é para o fogo o que o alimenta é para o ser humano, podemos dizer que ela nos da uma idéia de nutrição: “Nutrição da Alma”. Se analisarmos os símbolos contidos na carta, vere¬mos que a princesa está saltando numa chama cuja forma lembra a letra Yod que representa o impulso ativo primordial. E realmente a Umbanda é um impulso ativo e primordial para todos nós.
Se reduzirmos o número 26 teremos o número 8, que numerologicamente significa poder, justiça. É o primeiro cubo de energia, os gregos o consideravam um número todo poderoso conhecido também como harmonia universal. O número 8 representa o equilíbrio entre o material e o espiritual.
Se analisarmos pelo tarô é a carta da justiça (o ajustamento). É a lei do karma. Mostra as forças que ajustam e equilibram o universo, mostra um reajuste de atitudes que leva a equilibrar-se com o mundo, representa “o caminho do meio”, que foge de radicalismos e atitudes auto-destrutivas, procurando chegar a acordos nas áreas da vida. Aqui a pessoa toma consciência de seu próprio karma e trabalha para transformá-lo. E a Um¬banda nos mostra através de sua for¬ça que podemos nos transformar e nos equilibrar.
Podemos ainda fazer uma analise em separado desta data 15/11/1908, e veremos que a energia é altamente forte, analisaremos o dia, o mês, e o ano em separado.

Dia 15

15 é o número de IAH que é um dos nomes de Deus. Se reduzirmos o número 15 teremos o número 6, que numerologicamente significa o número do amor, da harmonia. O filósofo Nicômaco o chamava de “a forma da forma, o único número adaptado à alma, a distinta união das partes do universo, o que fabrica a alma, e também a harmonia” e é na verdade a própria “Vênus”, “Oxum”. “Oxum Divindade da Umbanda, é o trono feminino do amor, irradia o amor o tempo todo de forma passiva não forçando ninguém a vivenciá-lo, mas sustentando a todos que tem amor. Fator agregador e conceptivo, traz a energia e magnetismo, de amor, que agrega e une desde os átomos e planetas até as pessoas. Também atua nas concepções através dessas uniões que se estabelecem a partir de suas qualidades”.*
Significa também a responsabilidade social, o senso do coletivo, a compreensão, o serviço, a devoção e a justiça. E tudo isso está enraizado dentro da nossa Umbanda. Podemos ver que a Umbanda nasceu com uma forte força agregadora e conceptiva.

Mês 11
O número Onze na África está relacionado com os mistérios da fecundidade, se o Dez representa a totalidade, o Onze indicará transbordamento desmedido, um novo impulso para outro ciclo, uma nova polarização. Para a tradição Chinesa, o Onze é o número pelo qual se constitui na sua totalidade o caminho do Céu e da Terra. O Onze é o número da espiritualidade, do co¬nhe¬cimento secreto que deve ser revelado. E a Umbanda veio para um novo ciclo para mostrar o conhecimento e revelar os mistérios de Deus.

Ano 1908
1 + 9 + 0 + 8= 18 / 1+8= 9.
O número 18 era considerado como proteção contra energias negativas. Pelo tarô é a carta da Lua seus títulos esotéricos são “ o regulador do fluxo e do refluxo” e “a criança dos filhos do poder”. A porta da ressurreição porque peixes (o signo a ela atribuído) é, no hemisfério norte, o último signo do inverno que dá seqüência ao renascimento da vida, com a primavera que traz Áries. A lua leva tradicionalmente o número 18. Duas vezes nove, e por redução também nove.
O nove é a manifestação dos três números do espírito, nos três planos cabalísticos da existência. O nove em sua raiz latina significa Novo, e é matematicamente um zero em um nível seguinte ao da espiral. Sendo 3 x 3, é a manifestação do espírito e dos três planos da existência. Para algumas tradições existem nove celas e em todas elas este número se refere ao elevado. Como 5 + 4 representa o ser humano, 5, sobre a matéria, 4, representando assim o aspecto mais espiritual e elevado do ser humano.
Podemos ver que a vibração emitida pela data de nascimento da Um¬banda. Traz a ela toda uma energia especial com feições divinas aberta a todos. Por isso ela vem a ser uma religião nova, espiritualista e magística. Os grandes filósofos diziam que “Deus geometriza”, ou seja, que o mundo foi criado com base nos números. Os números aparecem em outras ciências ocultas. No Tarot, sem origem definida, eles aparecem nas cartas e na seqüência dos baralhos. Já na Astrologia, aparecem no significado e na relação dos aspectos planetários. Os magos, alquimistas, rosacruzes, metafísicos, todos usavam os números em seus significados símbolos e explícitos. E como disse o caboclo das Sete Encruzilhadas a Umbanda é uma Revelação Divina. Salve a Umbanda.

Por Reynaldo Fér
contatos: fernumerologia@ig.com.br
Jornal de Umbanda Sagrada...

Muita proteção e luz a todos!!!

Seja um Bom Médium.
Grande abraço,
EU SOU O EU SOU
Namastê
13/08/06
SOL777