ORIXÁ 4
por Reinaldo Mariano de Brito - reisol777@yahoo.com.br

Continuação do artigo: Orixá 3...

Como mencionamos no último artigo, estamos complementando as informações e características de cada Orixá.

OXOSSI
Orixá das matas, energia expansiva, receptáculo de energias cósmicas; originalmente era o guerreiro das matas na África, tendo trocado de funções com seu irmão Ogum.
Oxossi possui muitas capacidades relativas ao fator expansivo e atrator de energias cósmicas de prosperidade e abundância, relativo a ser um excelente caçador e a abundância ser uma constante em sua caminhada. Ajuda a abrir o caminho das pessoas pelo seu merecimento.
Oxóssi rege a harmonia e o equilíbrio ecológico, uma relação com toda a fauna o que inclui a linha xamânica e a conexão com os reinos dévicos e realidades paralelas.
Os filhos deste arquétipo apresentam uma alta concentração, solitários, joviais, ágeis, espertos, normalmente são independentes e gostam do convívio com as pessoas, ao mesmo tempo que no trabalho preferem ser solitários.
Muito românticos, muito comunicativos e líderes. Isso faz do filho de Oxossi uma pessoa que sempre busca se destacar, mas pode perder possibilidades quando cai na malha das ilusões da vida e do egocentrismo.
Oxossi, assim como outros orixás, possui outras qualidades e nomes relativo às cidades onde foi cultuado, porém em alguns casos, qualidade energética junto à natureza em associação com outro devas, criando movimentos e leis da natureza.

- Oxossi Akeran – título de orixá líder
- Oxossi Nikati – Nome recebido em culto na aldeia
- Oxossi Golomi - Nome recebido em culto na aldeia
- Oxossi Fomi - Nome recebido em culto na aldeia
- Oxossi Ibo - Nome recebido em culto na aldeia
- Oxossi onipapo – Culto com mais de 100 anos no Brasil, relativo a uma qualidade de Oxossi.
- Oxossi Orisambo – Qualidade com diferente assentamento
- Oxossi Esewe – Associação com Oxalá nos antigos ritos
- Oxossi Arole – Nome em antigos rituais
- Oxossi Obaunlu – Registro de um assentamento em 1616 no Brasil, em que rege como patrono da nação Ketu
- Oxossi Beno – Regência do Ketu muito antiga
- Oxossi DanaDana – Qualidade de Oxossi como exímio caçador, considerada uma das qualidades mais poderosas e perigosas de Oxossi
- Odé Wawa – Qualidade de caçador, pouco conhecida no Brasil
- Odé Oregbeule – Uma qualidade de Orumila, companheiro de Odudua na chegada à Terra.
- Odé Otin – Caçador confundido com Oxossi, se apresenta junto a Oxossi em muitas situações
- Odé Karo – Caçador das margens dos rios e irmão de Igidinile
- Odé Ologunede – Chefe de guerra de Ede, ficou aos cuidados de Ogum, após seu pai o entregar - Odé Erinle – Caçados também confundido com Oxossi, cultuado na Nigéria, linha médica - Odé Ibualama – Caçador do fundo do rio, associado a Omulu, Oxumarê, Nanã.

Ervas para o Banho de Descarrego: Malva Rosa, Mil Folhas, Sete Sangrias, Folhas de Aroeira, Folhas de fava de Quebrante, Folhas de Samambaia, Folhas de Palmeira, Folhas de Laranjeira, Erva Cidreira, Folhas de Jurema, Folhas de Maracujá, Folhas de Palmito, Folhas de Abacateiro.

Água de Oxóssi para lavagem de cabeça (amaci): água mineral com guiné e samambaia, macerada e curtida por 24 horas.

Amalá: 7 velas verdes e 7 brancas, Cerveja Branca (ou preta) servida em coité, 7 charutos, peixe com escama de água doce ou uma moganga bem assada com milho dentro coberto com mel, 3 milhos verde em espiga (ou seco a granel) cozidos, abacaxi, laranja, limão, mamão, água de coco, eucalipto, girassol, latão, sândalo, calcite.

Local de entrega na entrada da mata e bosques.

OBÁ

Considerada uma orixá guerreira, única em sua espécie, ela é associada à energia de Oxossi, porém ao invés de ser expansiva, possui a qualidade de concentrar a energia e realizar na matéria aquilo que os filhos de Oxossi não conseguem por se dispensarem.
Obá não se dispersa, é dedicada e muitas vezes até obcecada pelo que deseja.
Normalmente é definido que a maior qualidade de Obá é justamente densificar o racional dos seres humanos, pois o seu campo é o esgotamento dos conhecimentos desvirtuados. As lendas dizem que ela foi uma das esposas de Xangô. Mas ela é regida pelos elementais terra e vegetal o que a coloca em associação com Oxossi.
Entre as capacidades atribuídas a Obá está a sua capacidade telúrica e sua atuação no conhecimento dos seres vivos, que acabam por desenvolver a capacidade de raciocínio e a capacidade de assimilação mental do plano visível tridimensional.
Portanto, a lógica é um de seus atributos.
É um orixá importante, pois os filhos de Oxossi são ávidos por conhecimento e evolução, sendo que Obá paralisa aqueles que usam de forma desequilibrada esse conhecimento que não leva à sabedoria.

Oferendas: 7 velas rosa, feijão fradinho cozido, azeite de dendê e farinha de mandioca no e camarão no alguidar, enfeitado com flores.

Água de OBÁ para lavagem de cabeça (amaci): água mineral com pétalas de rosa branca e folhas de alecrim maceradas e curtidas por 24 horas.

IEMANJÁ

Orixá da regência dos oceanos, linha da reencarnação, Conselho Cármico, geração, vida, atua em diversos desdobramentos dos planos sutis da Terra.
O nome Iemanjá tem o significado de mãe dos filhos peixe, originária do rio Ogum na Nigéria.
O domínio de Iemanjá, é nas profundezas das águas, o que a faz ter acesso à às civilizações intraoceânicas e, inclusive, extraterrenas que usam os oceanos como ponto de comunicação com o mundo externo.
As antigas civilizações do continente de Mu e da Atlântida, aquém são atribuídas as lendas de Posêindon/Netuno, têm relação direta com a regência dos domínios de Iemanjá, em suas realidades paralelas na Terra.
O arquétipo de Iemanjá é de uma supermãe, que cuida e ajuda seus filhos.
A ela é atribuída a fertilidade e a fecundidade feminina. Estes filhos possuem uma inclinação ao autoritarismo com seus filhos; protetoras, podem perder a razão em favor dos filhos; não gostam da solidão e precisam sempre ter pessoas à sua volta.
Iemanjá também tem acesso ao registro encarnacional das almas na Terra. Pelas lendas existentes na África, Iemanjá era filha de Olokun, que teve 9 filhas, o que origina as 9 qualidades de Iemanjá.
- Ajé Xalunga – Irmã mais nova de Iemanjá, representa as espumas brilhantes do mar.
- Iemanjá Ominibu – Associada a Oxum
- Iemanjá Ogunte – Qualidade jovem e guerreira
- Iemanjá Iyasesu – Conquista a maturidade ao lado de Xangô, sendo ranzinza e temida
- Iemanjá Saba – Uma das formas de mãe que ela assume
- Iemanjá Maleleo – Qualidade desconhecida no Brasil
- Iemanjá Konla – Qualidade que afoga os pescadores
- Iemanjá Ataramaba – Qualidade na qual ela está no colo de sua mãe Olokun.
- Iemanjá Ogundé – Aspecto de Iemanjá cultuado em nagô
- Iemanjá Iyá Ori – Qualidade que lhe permite assumir as cabeças mortais de seus filhos
- Imacê – Qualidade na qual é a mãe de Xangô

Ervas para o Banho de Descarrego: Pata de Vaca, Folhas de Lágrima de N. Senhora, Erva Quaresma, Trevo e chapéu de couro, Alfazema.

Água de Iemanjá para lavagem de cabeça (amaci): água mineral com pétalas de rosas brancas e alfazema, maceradas e curtidas por 24 horas.

Amalá: 7 velas brancas e 7 azuis, champanhe, canjica branca, melancia, manjar branco, leite de coco, arroz-doce e melão, calda de pêssego, rosas brancas ou outro tipo de flor branca, flor de laranjeiras, palmas diversas, platina, água marinha, jasmim nardo, orquídea.

Local de entrega: na praia.

OMULU

Orixá dos portais interdimensionais entre a vida física e a pós-morte; linha de calunga ou cemitério, na qual ele controla o ir e vir das almas.
Associado ás chagas, doenças e linha médica.
Esta qualidade de orixá é muito importante no tratamento do câncer e outras doenças cármicas pesadas.
Alinha das almas também está associada a este arquétipo, o que nos ajuda nas terapias com o quadro obsessor e umbral, permitindo que, com a associação com a energia de Nanã, possamos limpar e liberar energias cármicas na linha temporal, o que permite que, partindo da energia de Omulu, ativemos o Comando Temporal do amado mestre estelar Yashamil que é da regência de Omulu-Tempo e a própria associação com Oiá-Tempo. Omulu é uma regência importante, pois nas realidades paralelas extraterrenas e doa antigos deuses, ele permite que tenhamos acesso ao desdobramento de Oxumarê, para quebra de contratos que tem relação com casos de abduções.

Sua comida mais conhecida é a flor-de-Omolu (pipocas estouradas na areia quente).

A oferenda para Omulu são, 7 velas roxo escuro (ou bicolor: amarelo e preta), água mineral; pipoca estourada com azeite de dendê; rosas, margaridas e crisântemos.

A água de Omulu para lavagem de cabeça (amaci): água de fonte com pétalas de crisântemo brancas ou manjericão maceradas e curtidas por sete dias.

Local de entrega: No cruzeiro do cemitério, à beira mar ou à beira de um lago.

OMULU / TEMPO

Desdobramentos do Comando Temporal.
Os trabalhos relativos ao fluxo temporal permite remover traumas, contratos nas diversas encarnações da Terra e nas outras realidades em outros planetas e até galáxias.
Isto ocorre porque o registro akáshico atribuído a Omulu acessa o fluxo de energia multidimensional do Eu Sou da pessoa, criando assim um ponto de acesso às realidades paralelas, que são abastecidas de energia primordial do odu da pessoa pelo orixá da Chama trina.

OXUM

Orixá da regência do amor, afeição, beleza, suavidade, sensualidade, energia da água das cachoeiras, elemento do plano emocional.
Toda água doce é atribuída a Oxum, que representa um foco muito importante com a energia da fertilidade, e cuida dos recém-nascidos.
Na África ela morava no rio Oxum que lhe deu o nome. Ela gera em seus filhos a vaidade, beleza, sensualidade e a alegria, vigorosa pela vida e fluente como o oguapé, percorre o planeta. Os humanos atribuem a Oxum a riqueza elas jóias, perfumes e vestimentas caras, voluptuosas e sensuais para conquistar o que desejam.
Assim como os outros orixás, Oxum representa qualidades referentes ao culto em aldeias distintas da África, e no Brasil gerando também o entendimento de qualidades distintas.

- Oxum Opará – Qualidade jovem e guerreira, dizem que durante 6 meses é Oxum e 6 meses Iansã
- Oxum Iponda – Jovem guerreira da cidade de Iponda.
- Oxum Ajagura – Jovem guerreira da nação de Nagô – Oyo
- Oxum Aboto – Qualidade de Oxum com maturidade e serenidade
- Oxum Ijimum – Qualidade na qual é idosa e associada a bruxas e feitiçaria.
- Oxum iberin – Aspecto maduro de Oxum, porém neste não desce na cabeça dos filhos.
- Oxum Ipetu – outro aspecto maduro de Oxum
- Oxum Ikolé – Qualidade na qual ela se transforma em ave, ligada a Iemanjá e Ode Erinle.
- Oxum Popolokum – Qualidade na qual se diz que essa orixá não volta mais para os humanos.
- Oxum Osogbo – Qualidade na qual dá origem ao nome da cidade.
- Oxum Ioke – Qualidade de Oxum caçadora.
- Oxum Kare – Título nobre de Oxum, pouco conhecido

Ervas para o Banho de Descarrego: Erva Cidreira, Gengibre, Camomila, Arnica, Trevo Azedo ou Grande, Chuva de Ouro, Manjericão, Erva Sta. Maria, Gengibre, Calêndula, Alfazema.

Amalá: 7 velas amarelas, Flores Amarelas, água mineral canjica branca ou amarela com mel, pétala de rosa, cravo e canela, creme de arroz, ovos cozidos e o omolokum.

Água de Oxum para lavagem de cabeça (amaci): água mineral com rosas brancas e alfavaca maceradas e curtidas por 24 horas.

Local de entrega ao lado de uma cascata, às margens dos rios, lagos e cachoeiras

OXUMARÊ

Possui desdobramentos cósmicos entre a linha réptil e humana.
Seus mistérios são ainda pouco conhecidos, por reger diversos aspectos entre a colonização draconiana e outros genomas com o genoma humano da Terra e de outros mundos.
A interatividade entre reinos estelares faz seu trono muito importante em relação à transição entre as realidades das federações envolvidas no projeto Terra/Urantia.
Significa então que as polaridades entre os reinos humanos e reptilianos em seu processo evolutivo estão inseridas neste contexto.
A alma não possui raça, somente energia que toma forma conforme o genoma do corpo que irá utilizar.
Oxumarê atua no processo das polaridades que a alma emprega em sua evolução.
O trono de Oxumarê é o mistério, aspectos exóticos entre as dimensões.
Os novos ciclos são uma característica que seu trono rege, criando as etapas evolutivas de transformação e evolução, porém dentro de um processo oculto.
Oxumarê também é chamado de Araka, e representa o arco íris e a transformação para novas etapas na caminhada evolutiva.
No entanto, como ele é um orixá associado ao poder e mundo das serpentes, possui outras definições e nomes conforme as localidades tais como Vodum Becem, Dangbe, Danwedo.
A regência da água está na sua irradiação e é um orixá repetitivo e que varia as suas formas, mantendo um ciclo de repetição para cada ciclo, semelhante ao ciclo da água que evapora e depois volta a ser água.
Oxumarê representa uma linha paralela a Omulu no ciclo da vida, da morte e o renascimento. Normalmente os filhos deste orixá são persistentes e possuem paciência, não medindo esforços na busca de seus objetivos.
Possuem uma dualidade interessante pois podem ser generosos ou avarentos conforme a situação do momento, são seres de extremos, motivo pelo qual se atribui as polaridades como o sol e a lua, agua e fogo, masculino e feminino.
Estas mudanças criaram lendas e entendimentos em cada nação, muitas das quais são mal interpretadas.
Os fundamentos desta divindade têm relação com os antigos deuses ligados ao povo serpente que são os antigos serafins e nefilins das escrituras sumérias.
O culto a Besém, dos antigos romanos, tem relação com o trono de Oxumarê, pois muitos extraterrestres eram provenientes desse povo sutil que tinha o poder e se materializar na percepção dos humanos da época.
A regência de Oxumarê é semestral, durante 6 meses ele abastecia de água o templo de Oxalá (Orun), e então ficava 6 meses na Terra na forma de serpente.
Assim surge o conceito de que a cada 6 meses um ciclo se repete na vida das pessoas de forma cíclica.
Se estudarmos as antigas escrituras dos deuses, verificaremos que alguns representavam a forma de répteis no plano físico ou astral, mas a maior parte dos deuses usava a forma ou aparência humana quando queria estar próxima e conquistar a confiança humana, porém quando queria amedrontar, empregava formas reptilianas ou similares.

Oferendas: 7 velas verde bem claro, água mineral, batata doce cozida e mistura mel modelar em formato de cobra no alguidar colocar feijão fradinho separadamente na massa, melão enfeitado e mel, flores coloridas.

Suas cores são as cores do arco íris, mas a cor principal é o verde bem claro, suas guias e contas são amarelas e menta com faixa na cintura de cor menta.

Água de Oxum are para lavagem de cabeça (amaci): água mineral com folhas de louro e pétalas de flores variadas curtidas por três dias.

Mora nas cachoeiras e nas águas correntes.

OSSANHA / OSSÃE

Orixá senhor e divindade das plantas medicinais, detém o poder de irradiar a força e a vitalidade.
Possui o símbolo e uma vara de ferro com 7 pontas dirigidas para cima com a imagem de um pássaro na ponta.
Ele é considerado o médico xamã do clã dos orixás.
Toda erva está atribuída ao seu conhecimento, e as folhas são a sua regência primordial. Portanto, toda folha possui devas e elementais sob a irradiação desse orixá do poder das plantas e remédio fitoterápicos.
A energia de Ossanha nas terapias ajuda muito, pois ele gera um campo de energia equilibrado que permite definir a energia psíquica do cliente.
Normalmente os filhos de Ossanha são pessoas calmas, equilibradas, que controlam facilmente suas emoções, amantes da natureza. Ossanha é filho de Iemanjá com Oxalá, tendo desde criança habilidade para tratar as doenças e preferência de viver nas matas.
É o Orixá das ervas em geral; irmão de Ogum e Oxossi; habita às clareiras das matas.

Amalá: todos os tipos de raízes, principalmente o inhame, mas sua preferência é a fruta jambo.

Gosta de hortelã, alfavaca, lírio-do-campo, carbono, citrina, e das cores verde e rosa.

IROCO

Vibração da linha crística na frequência do mestre São Franciso de Assis e sua emanação maior Kuthumi.
Conexão com a linhagem de Emanuelis de Nebadon.
Este trono é interessante, pois ele fala de uma árvore frondosa que guarda todos os filhos de santo raspados que tenham pelo menos 7 anos de feitura, e que ao morrerem são resguardados por esta maravilhosa árvore, durante o processo da ascensão.
Pouco cultuado no Brasil, é um orixá que representa a ancestralidade como os vôs, tataravôs, e assim consecutivamente.
Dizem que esta árvore é a morada dos orixás.
A dinastia de uma pessoa está sustentada pela ancestralidade, que é regida por esta árvore e seus orixás internos.
Existe uma forte ligação com a estrutura do mestre Ramatis, que é uma frequência do trono de Kuthumi, motivo pelo qual ambos apresentam similaridades na emanação de sua energia em muitos tratamentos. Os filhos de Iroco são eloquentes, inteligentes, muito competentes, porém ciumentos e turrões.

IANSÃ BALE

Regência com Omulu na linha do cemitério, que cuida do desdobramento dos diferentes planos do umbral até o alto astral.
Aqui também entra a linha de Omulu-Tempo e seus desdobramentos na linha das diversas dimensões e partículas das pessoas, o que gera a qualidade de Oiá –Tempo que é, na verdade, a complementação vibracional da dilatação do tempo e do espaço.
Omulu-Tempo projeta o tempo e o espaço com portais, mas a dilatação para movimentação entre passado, presente e futuro é uma interação de Oiá-Tempo, portanto ambos estão intrinsicamente ligados e representam o fluxo da evolução no decorrer do espaço-tempo.
Iansã bale também atua com realidades paralelas, não apenas almas mortas, mas também reinos estelares ou reinos em outras dimensões nas quais existe vida ou consciência paralela à nossa fisicalidade terrena.
Os mistérios de Iansã se torna cada vez mais emocionante, pois permite entrar nas configurações dos estudos da Confederação intergaláctica e da vida em outras realidades e estrelas, se associarmos esta energia a outras como Orumilá e Olorum.

ORUMILÁ

Divino Espírito Santo reúne as codificações do Pai-Mãe e do Espírito Santo e seis desdobramentos.
É uma qualidade de Oxalá ligada à egrégora de Micah.
Nas explicações comuns Orumilá representa o pai de Oxum, no entanto, ele também muitas vezes é confundido e mesclado às características de Ifá, que, por sua vez, representa outro aspecto de Olorum.
Com isto temos a trindade dentro dos Orixás Maiores, que dão sustentação às outras energias, normalmente o significado de Orumilá é, “só deus sabe o que seremos amanhã”, que também está vinculado ao mesmo Exu Rei e aos Sete Encruzilhadas, portanto confirma a trindade, dentro destes três orixás maiores.

EWA / IYEWÁ

Orixá da alegria, da beleza e dos cantos, ela rege mudanças do plano orgânico ou inorgânico; considera-se que ela seja responsável pela mudança das águas estado sólido para gasoso ou o inverso.
É ela quem gera as nuvens e as chuvas, sendo, portanto, a responsável pelo ciclo interminável da água.
Dizem que ela é responsável pelas mutações dos animais e plantas, e em geral mutação é sua regência.
Ela era uma caçadora muito bela que cegava com veneno que se atrevesse olhar para ela.
Ewa casou-se com Omulu, o que gerou a condição de conduzir as almas mortas para o Conselho Cármico; dizem que Ewa recolhe as almas das tumbas após terem sido enterradas.
Normalmente, os filhos de Ewa são alegres, adoram a dançar, cantar, tudo o que a vida possa lhes oferecer de bom e de novidade.
São pessoas volúveis e mudam de opinião com facilidade.


Pesquisas:
- Livro ORIXÁ REIXI - Rodrigo Romo
- Livro Tratado de Cura Quântica Estelar - Rodrigo Romo
- Livro Yaberin - O Mago Cósmico - Rodrigo Romo
- Livro de Urantia


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Grande abraço

27/09/20
SOL777