SOL777 - QUIMBANDA
por Reinaldo Mariano de Brito - reisol777@yahoo.com.br

Antes de entrar no assunto quero deixar claro que o termo Quimbanda a que eu estou me referindo é o mesmo que muitos usam como "Esquerda da Umbanda" e se refere exclusivamente aos Exus e Pombas Giras.
Nada tem haver com Magias Negras, estas ao meu ponto de vista sim são praticadas pôr pessoas que ainda não se encontraram na vida, não reconhecem que todos somos filhos de um só Deus, e não se ligaram ainda que existe uma lei chamada Causa e Efeito.
Importante lembrarmos aqui que tudo o que um médium faz, independente de estar incorporado ou não, é de responsabilidade do conjunto Médium/Protetor e sendo assim a responsabilidade é de ambos os lados, e iremos colher o que plantarmos, seja bom ou ruim.
Pertencemos em um plano que a dualidade esta presente em tudo e sendo assim não poderia é claro deixar de existir o oposto da Umbanda.
O termo Quimbanda é muito associado com Macumba ou Satanismo pôr puro preconceito e desconhecimento de seus fundamentos. Alguns sinônimos da palavra macumba são: Espíritos da Noite ou Arvore Africana e no caso do Satanismo, pôr oportunismo de pessoas usou-se esta associação para afastar as pessoas destes cultos. e passarem a frequentar outros lugares, pois os cultos de origem africana e indígena sempre foram condenados, porém é inegável dizer que eles estão em nosso meio desde o inicio das religiões.
O sincretismo que existe entre os Exus e o Diabo provém justamente do fato dos "homens brancos" temerem esta figura e ai os escravos se aproveitaram deste fato e começaram a usa-lo pois eram obrigados a usarem a figura dos santos católicos em seus rituais, gerando o que conhecemos hoje como sincretismo.
Na verdade a Umbanda e a Quimbanda foram aparecendo através dos desdobramentos do Candomblé.
Um fato importante para ser colocado aqui é a atuação dos Exus no cumprimento dos Carmas, pois eles tem um papel muito importante neste processo pois estão ligados também aos Orixás, sendo seus subordinados, ou seja, os principais Exus tem contato direto com os Orixás, e são eles os cumpridores de determinadas tarefas que muitos não fariam.
Antigamente, falar de Quimbanda era falar do mal, porém como tudo esta evoluindo, ela não poderia ser diferente. Os guias de cabeça dos médiuns sempre foram os Caboclos e os Pretos Velhos, mas com o passar do tempo, atualmente vários outros guias já assumiram este papel inclusive muitos Exus e Pomba Giras (que já atingiram um certo grau de elevação) e isto tudo devemos à evolução. Ser guia de cabeça de um médium é uma tarefa de bastante responsabilidade, pois além de tudo é uma das maneiras que existe para que eles possam se evoluir caso a cumpram com êxito.
Muitos Exus se evoluem na pratica do bem ajudando a desmanchar coisas ruins, outros se cansando da vida do mal e outros pelo próprio livre arbítrio, ou seja, acontecendo com eles aquilo que fizeram com outros.
Devemos ter cuidado nos trabalhos com os Exus, pois não é a toa que são chamados de 2 cabeças, pois agem tanto para o bem como para o mal, mas reafirmo aqui, que no contexto geral as qualidades do médium são um fator essencial de como o protetor vai agir. Lembro também que o se o mal existe é porque existe também pessoas que se afinizam com ele e na verdade são estas pessoas que mantém este mal.
É preciso sempre antes dos trabalhos conversar com seus protetores e pedir a eles que atuem sempre do lado do bem, tenho certeza que eles além de entenderem, agirão assim também.
Quem tem um Exu ou Pomba Gira de guias de cabeça na verdade tem um paredão de proteção e raramente algo de origem espiritual ou similar afeta esta pessoa.
A Quimbanda também é dividida em 7 linhas, porém não vou aqui enumerá-las pois este assunto é muito diversificado, mas os ramos de atuações mais conhecidos são nos seguintes lugares: Cruzeiros, Encruzilhadas, Matas, Cemitérios, Almas, Praia, etc...
E da mesma maneira que na Umbanda, as 7 linhas são desdobradas em legiões, Falanges e assim pôr diante e sempre se respeitando a quantidade de 7.
O Rei dos Exus ou das Quimbandas é Omulu e é sincretizado pôr São Roque, e a ele é dada a função de comandar todos os Exus e Pombas Giras, sua força é temida e quando ele se incorpora normalmente não gosta de mostrar sua aparência.
O domínio que estas entidades espirituais tem com os elementos ligados à terra é fantástico e podem fazer coisas inimagináveis, são a eles que as pessoas ruins pedem para atrapalhar os caminhos dos outros, mas são eles também que tem a capacidade e facilidade de desmanchar qualquer tipo de trabalhos de amarrações e atrapalhos.
Não devemos jamais fazer pouco caso deles, principalmente em entregas que vemos nas encruzilhadas e em outros lugares, pois ali esta presente uma magia muito grande e já presenciei casos que jamais pensei que veria de pessoas que fizeram isto e tiveram que anos mais tarde ter que recorrer aos serviços dele, pois medicina natural nem de perto resolveria estes casos.
Referente a entregas, nem sempre são para eles, muitas vezes são para outras entidades e até mesmo para os Orixás, que aproveitam delas as essências.
Devemos respeitar a natureza e nosso planeta e sempre que possível procurarmos as alternativas disponíveis para as entregas, pois em muitos casos existem outras opções (acompanhar a evolução é o foco)
Alguns dos Exus mais conhecidos são: João Caveira, Caveira, Meia Noite, Tranca Rua das Almas / Encruzilhadas / Embaré, Calunga, 7 Catacumba, 7 Cruzes, Rei das Encruzilhadas, Marabô, Tiriri, do Lodo, etc...
E das Pomba Giras: Maria Padilha dos 7 Cruzeiros da Calunga / Encruzilhada / Figueira, Rainha das Encruzilhadas, Ciganas, etc...
Alguns tipos de saudações: Laroiê, Aruê, Sarabumba, etc...
O equilíbrio entre a Umbanda e a Quimbanda é de extrema importância para o médium, mas para ser mais exato existe 3 tipos de guias e protetores que são fundamentais que o médium trabalhe e são eles:
01 - Os Caboclos
02 - Os Pretos Velhos
03 - Os Exus/Pomba Giras,
Eles são a base e a força do médium, sem este tripé de energias e "todas voltadas para o bem", posso afirmar com certeza e sem medo de errar que o médium está incompleto.

Sarabumba a Quimbanda

Seja um Bom Médium.
Grande abraço,

SOL777
(04/08/04)