SOL777 - SITUAÇÃO EXTREMAMENTE DIFÍCIL - ESPIRITISMO
por Reinaldo Mariano de Brito - reisol777@yahoo.com.br

O assunto deste artigo é de conhecimento de todos que tem um pouco de estudo e de prática no Espiritismo e com assuntos espirituais, é ao mesmo tempo importante e extremamente lamentável!!!!!

Atualmente as dificuldades de nosso dia são muitas e as injustiças também. Muitas são as causas e situações que podem fazer o ser humano sofrer:
- as criadas por ele mesmo
- as oriundas de maldades de terceiros e portanto "colocadas" em seu caminho
- as provenientes do descaso social, como por exemplo a falta de moradia, falta de alimentação, falta de emprego e tantas outras faltas.....

Em muitos momentos de nossas vidas nos deparamos com situações extremamente difíceis de solução e somos pegos de surpresa e para estes momentos a primeira atitude seria a "calma" e raciocinar com os pés no chão, usando a razão e não a emoção.
Quantas vezes tomamos atitudes rápidas e nos arrependemos depois, simplesmente porque não paramos e pensamos antes da decisão. E isto é muito comum, diria até que muito mais do que comum, pois estamos vivendo momentos de transições em vários sentidos e tudo é "pra ontem", nos falta tempo para quase tudo.
É preciso administrarmos nosso tempo e organiza-lo de tal forma que façamos primeiramente as coisas mais importantes e depois as outras. Administrar o nosso tempo hoje em dia não é coisa de "gestão empresarial" e sim questão de sobrevivência.

Bem, deixa eu voltar ao ponto principal deste artigo, que esta no mundo espiritual mas extremamente vinculado às desarmonias do mundo material.
Já me deparei com alguns destes casos e recentemente com mais um, em nosso Centro Espirita, que seria a situação de espíritos que necessitam de "muita ajuda", que são aqueles que quando estavam encarnados "tiraram a sua própria vida".
Em momentos rápidos e muitas vezes impensados, a pessoa se vê em tal situação que a única saída naquele momento é a fuga da realidade, e uma das primeiras coisas que aparece em seus pensamentos é a morte, retirar sua própria vida...
Como faz falta neste momento a presença de uma pessoa amiga ao lado para trocar idéias, estudar a situação, uma palavra amiga ou apenas um "saber escutar" poderia quem sabe salvar aquela vida.
As pessoas que estão de fora destas situações com certeza podem analisar e enxergar com cabeça fria e darem bons conselhos, porém precisamos Ter cautela nestas situações.

Um "ERRO ENORME" é um ser humano tirar sua vida, pois além de não termos esta permissão, de nada adiantará, pois ao invés de fugirmos dos problemas estamos encontrando um muito maior ainda.....

É normal, nestes casos o espírito ficar em lugares escuros, sem luz alguma e sem contato algum com outros seres, e o "pior ainda" é o tempo que ele ficará nesta situação. Em regra geral, ele só sairá desta situação quando se passar todo o tempo que ele viveria aqui na terra como encarnado.
Tirar a vida, é a mesma coisa que tentar apagar aquilo que de maior Deus nos deu, que é a luz, pois somos seres de luz, e por esta razão é que o pagamento é ficar sem luz por um tempo.

Como podem ver, a situação é realmente muito grave, e se já estava ruim quando "vivo", com certeza ficou muitas vezes pior depois de "morto"
Este é só o primeiro "castigo" e convenhamos, é bem duro, depois ainda ele terá que futuramente limpar o mau causado a ele mesmo e esta limpeza não deve ser muito boa também, pois certamente reencarnará como um ser que terá que aprender a dar valor à própria vida. Sem contar ainda que existe também o mal causado para as outras pessoa envolvidas diretamente com ele quando em vida.

Bem, graças a Deus existem muitos espíritos abnegados, e estes sim merecem nossa gratidão e carinho, que são aqueles "Espíritos Amigos" que vivem só para ajudar os necessitados no mundo espiritual e através deles muitas vezes escolhem alguns destes espíritos sofredores e sem luz momentânea e os encaminham até os Centros Espíritas para que possam aos poucos se reencontrarem com a luz e este é o primeiro passo para eles.
De nossa parte, precisamos tem muita maestria ao conversarmos com eles e demonstramos que estamos ali praticando a caridade e ajudando naquilo que nos é possível.

Precisamos estar preparados para estes momentos pois em algumas vezes são momentos raros para eles.
Como já escrevi em outro artigo, existe uma seqüência para ajudar este espírito, que é:
 Primeiro: ele deve reconhecer que errou e o que errou;
 Segundo: ele deve perdoar e deixar de obsidiar antigos espíritos com os quais ele se desentendeu ou não gostava (caso exista esta situação)
 Terceiro: ele deve se ajudar e deixar ser ajudado para tratamento espiritual
 Quarto: se comprometer com coisas boas e com novas tarefas em favor da caridade.

Estes passos são os principais, mas o começo deve sempre partir da vontade dele mesmo, pois aqui também devemos deixar o livre arbítrio atuar.
Partindo daí, os mentores da casa o encaminharão para lugares de tratamento.
As orações e os passes para retiradas de energias ruins neste momento tem muito poder em anular os pesos dele e portanto sempre devem ser feitas antes dele se retirar do ambiente.
Outra coisa que é fundamental para ajudar ele se encontrar, esclarecer e se encaminhar são as "missas". Elas tem a ação de um bálsamo sagrado quando dirigida a estes espíritos. Uma das melhores coisas para se encaminhar os espíritos necessitados é mandar rezar 3 ou 5 missas em igrejas diferentes.
Existem outras coisas que podemos fazer para encaminhar mais rapidamente os espíritos necessitados, porém não pertencem ao Espiritismo.

Pontos importantes.
Como estes espíritos estão em situações de ambiente muito pesadas, não devemos:
 Abrir canal de pensamento ou qualquer canal de ligação com ele em ambientes que não sejam os corretos. Se nos ligarmos a ele por algum canal estaremos nos ligando também com as energias em que ele se encontra.
 Se tiver que orar por ele o faça em ambientes próprios como igrejas, templos, etc... mas jamais em casa, ok.

Portanto, ao escolhermos uma missão antes de reencarnarmos, é bom a gente refletir muito bem, pois muitos as escolhem bastante pesadas para resgatar males mais rapidamente, o problema que muitas vezes o peso é bem maior que aquele que conseguimos carregar.

Muita proteção e luz a todos!!!

Seja um Bom Médium.
Grande abraço,

SOL777
(07/10/04)