SOL777 - UMBANDA X ESPIRITISMO
por Reinaldo Mariano de Brito - reisol777@yahoo.com.br

Devido a varias pessoas me questionarem sobre estes 2 assuntos, resolvi escrever um pouco sobre eles.
Tive a grande oportunidade na vida de me desenvolver em um centro que não é na mesma cidade que hoje moro e que praticava a UMBANDA e o ESPIRITISMO, um em uma semana e outro na outra e assim sucessivamente.
Esta experiência me trouxe muito cedo o conceito de que podemos praticar 2 religiões em harmonia desde que não se misture as coisas, principalmente se estes conceitos tem similaridades. Ambos pertencem para o mundo Espiritual e ambos praticam o Bem.

Tenho notado também em dúvidas de amigos e até de algumas leituras que é comum misturarem coisas da Quimbanda com a UMBANDA.
Na UMBANDA só existe o bem e só se pratica o bem e a caridade, nela só existem guias espirituais que ajudam as pessoas. UMBANDA é o bem, quem a pratica e não faz o bem não esta praticando a UMBANDA. Portanto, não misturemos "coisas da Esquerda ou da Quimbanda com nossa querida UMBANDA.

Existem muitas entidades espirituais dentro da UMBANDA, as quais chamamos de Guias, são os Caboclos, Preto Velhos, etc...
Estes dois tipos de guias que mencionei, são comuns aparecerem no ESPIRITISMO e isto mesmo sem muitos dirigentes de grupos saberem, pois são entidades espirituais que já tem luz suficiente para praticar o bem. Eles aparecem sob muitas formas, pois uma qualidade deles é a sinceridade e a humildade e para eles não importa se momentaneamente são lhes dados outros nomes, para eles o importante é "ajudar".

O respeito é essencial dentro do ESPIRITISMO e por esta razão, dentro de suas qualidades, quando os Preto Velhos e os Caboclos "descem" no ESPIRITISMO, eles seguem todos os rituais e regras do lugar em que estão.

No ESPIRITISMO não existem só obsessores ligados às dividas cármicas, existem também obsessores que são impostos pela maldade de pessoas ainda encarnadas aqui na Terra e é para estes casos que os Preto Velhos e os Caboclos são chamados, um representa a Sabedoria e o outro a Força e diante destes dois unidos dificilmente algum obsessor vai querer afrontar. Em outras palavras estes dois tipos de guias trazem para o ESPIRITISMO além de mais luz, uma sabedoria e uma proteção a mais para os trabalhos.
E reforço minhas palavras, muitas vezes mesmo, eles estão em atuação dentro do ESPIRITISMO sem as pessoas/médiuns tomarem conhecimento deste fato.

Espíritos obsessores, já ao contrario, são raros na UMBANDA, pois é muito difícil a sua aparição nos centros, pois para eles chegarem lá teriam que passar por falanges de guias ligadas às 7 Linhas da UMBANDA e com certeza eles não teriam forças e nem meios para isto, preferindo é claro esperar o momento certo para suas obsessões.

Trabalhar nestes dois ramos da espiritualidade com certeza é uma dadiva, pois uma das coisas mais importante que a gente consegue é um discernimento muito grande e também um equilíbrio para nossa mediunidade.

Uma questão também a ser lembrada, é o fato que "muitos" médiuns de UMBANDA começam as suas atividades no ESPIRITISMO e lá mesmo aparecem os primeiros sintomas de sua mediunidade, e isto é uma prova que é perfeitamente normal o médium trabalhar nos ESPIRITISMO e na UMBANDA.

Mas porque tantos comentários que vemos por ai dizendo muitas vezes que uma critica a outra?
Ora, meus amigos, o erro não esta na UMBANDA e nem no ESPIRITISMO e sim nas pessoas, na maneira como elas trabalham, na maneira como elas vêm as coisas, na maneira dos seus aprendizados, mas principalmente no seus desenvolvimentos.

Ainda neste mês passado estávamos comentando em nossas reuniões semanais no ESPIRITISMO, alguns assuntos pertinentes a este assunto e a conclusão é a seguinte:
Nomes de Religiões são coisas do ser humano, pois na verdade, para Deus não existe a palavra ou o conceito "religião", e à medida que vamos evoluindo e subindo nas hierarquias espirituais logo perceberemos isto.
Religião para Deus é: AMAR SEU PRÓXIMO E PRATICAR A CARIDADE, o resto são conceitos nossos.
Baseado nisto é que não devemos criticar isto ou aquilo, este ou aquele, pois gostaria de relembrar mais uma vez: "Todas as religiões são importantes e merecem respeito" pois todos estamos no mesmo planeta e aqui existem seres em diversos níveis de conhecimento e de crescimento espiritual.

Vamos respeitar nossos semelhantes, afinal, SOMOS TODOS ESPIRITOS...
SOMOS TODOS UM...

O significado do SOMOS TODOS UM é muito mais abrangente que podemos pensar pois os Mestres Ascencionados nos ensinam que todos somos energias e partes do todo.


Muita proteção e luz a todos!!!

Seja um Bom Médium.
Grande abraço,

SOL777
(29/11/04)