ECLIPSE SOLAR E AS LUNAÇÕES NA ASTROLOGIA
por Vera Helena Tanze - vhct@uol.com.br

Lunação é o mesmo que a fase Lua Nova. Nomeia o início do ciclo do Sol e a Lua, quando ambos encontram-se, vistos desde a terra, na mesma direção zodiacal.

Na lunação o Sol e a Lua estão em conjunção, quer dizer que se vistos desde a Terra, estão na mesma posição zodiacal. É o conhecido momento das núpcias do Sol com a Lua, onde segundo algumas mitologias eles namoram e engendram os filhos da Terra.

A Lunação acontece a cada 28 dias e pode ser com o sem eclipse solar. Assim o gerado nela terá um desenvolvimento durante estes 28 dias.

O eclipse solar acontece sempre nas lunações ou luas novas quando além do Sol e a Lua estarem na mesma longitude zodiacal, estão na mesma declinação (quer dizer, distancia do equador celeste).

A declinação é a coordenada celeste que mede a distância vertical ao equador celeste. Quando dois astros têm a mesma declinação também se diz estão em paralelo.

Quando acontece o eclipse do Sol, por alguns minutos o Sol será encoberto pela sombra da Lua, e se fará a noite em pleno dia. Indiscutivelmente este fato é significativo.

Imaginem então o que seria para os homens da antiguidade que não conheciam as causas físicas da escuridão que aparentemente invadia ao Sol e logo era projetava sobre a Terra?

O eclipse era visto como um presságio de fatalidade ou algum sinal de que alguma coisa ruim poderia acontecer.

Lunação e eclipse no mapa natal

Como estudar seus efeitos ou sincronias na nossa vida através da Astrologia?

As lunações e eclipses no mapa natal potencializam os assuntos da casa astrológica onde ocorrem, indicando possibilidades de acontecimentos que podem se concretizar até a chegada da próxima Lua Nova com especial probabilidade na Lua Cheia correspondente.

A natureza dos acontecimentos depende da situação astrológica dos astros, signos e casas envolvidas, mas sobretudo da atitude que a pessoa adote frente aos desafios.

A lunação e o eclipse pode ativar as promessas do mapa natal especialmente se faz aspecto com algum astro (sol, lua, planetas, asteróides) ou ponto significativo do mapa natal, especialmente a conjunção, quadratura ou oposição com órbita de 5 graus:

Quando cai exatamente sob um astro natal, mostra-se com mais força, ativando todo o referente a este astro:

· ressalta os conteúdos da casa onde se encontra, das casas que rege, assim como aonde se encontre seu dispositor (O "dispositor" de um planeta é o regente do signo onde se encontra),

· potencializa os aspectos que este astro faz com outros astros ou pontos significativos do mapa e catalisa as promessas destes aspectos.

Este impacto pode ser reforçado por trânsitos e progressões que estejam acontecendo paralelamente ao astro em conjunção com a lunação ou eclipse solar.

A duração dos efeitos da lunação é até a próxima lunação (28 dias). A duração dos efeitos de um eclipse é até acontecer o próximo eclipse solar.

O ponto zodiacal do eclipse solar antes do nascimento, é considerado como sensível a trânsitos e progressões e os assuntos da casa onde se encontra podem ser potencializados na vida do nativo.

"Mapa da lunação ou do eclipse"

Acostuma-se analisar o mapa astrológico da lunação, levantado na hora exata de seu acontecimento e com as coordenadas do local onde se quer uma idéia do astral do ciclo mensal da Lua. Acostuma-se também a analisar o mapa astrológico da próxima Lua Cheia. Na lunação podem gerar-se processos que terão seu ápice na Lua Cheia.

Por isso, para se ter uma verdadeira noção do astral que acompanha a Lua Cheia e ao ciclo total da Lua, deve se estudar as promessas da lunação que lhe antecede.

Resume de dados da Lunação e eclipse solar na astronomia

Como já vimos o eclipse solar é uma lunação onde o Sol e a Lua tem a mesmas coordenadas, quer dizer estão na mesma direção vistas desde a Terra.

O eclipse pode ser total ou parcial. É total quando os centros de gravidade da Terra, da Lua e do Sol estão alinhados.

“A cada ano ocorrem pelo menos dois eclipses, sendo nesse caso os dois solares. Após 18 anos e 11 dias eles voltam a ocorrem numa mesma seqüência. É o período de Saros, que já era conhecido na antiga civilização dos Caldeus. Em cada Saros ocorrem 70 eclipses, sendo 41 solares. Para que um eclipse total do Sol volte a ocorrer num mesmo lugar são necessários 360 anos, aproximadamente”.

http://www.geocities.com/lunissolar2006/PO_REA.htm
Hector Othon

Fiquem em Paz.